StatCounter

View My Stats

01/05/19

GOLPE FALHADO

Manuel Joaquim
Resultado de imagem para golpe de estado venezuela


Hoje, 30 de Abril de 2019, mais uma tentativa de golpe militar na Venezuela que encheu os tempos de antena de quase toda a comunicação dita social, instruída para relatar os acontecimentos de forma a criar as condições psicológicas para as pessoas aceitarem e apoiarem o fim do regime chavista.

Mais uma tentativa falhada. O imperialismo, liderado pelos Estados Unidos da América e apoiado pelos principais países da Europa e América e até por Portugal, (quem diria! o Santos Silva enviou militares armados para a Venezuela) organizando cenas de violência com mercenários, para justificar uma intervenção armada, fracassou. Entretanto, agências internacionais (Reuters) anunciaram hoje que a Blackwater, empresa que recruta mercenários para as diversas guerras no mundo, está a organizar um exército de 5 000 mercenários para intervir na Venezuela. Trump e seus muchachos estão a liderar directamente todo o processo.

Esperemos que sejam derrotados como foram em Cuba, no Vietname, no Iraque, na Síria, no Afeganistão e vão ser no Iémen, na Líbia e noutros lados.

A NATO, Organização do Tratado do Atlântico Norte, que já não é do Atlântico nem do norte, porque alterou o seu tratado e hoje intervém nas diversas partes do mundo, liderada pelos EUA, está a expandir-se e a implantar-se em cima das fronteiras da Rússia com material de guerra cada vez mais sofisticado. Aviões militares portugueses violam espaços aéreos de países do norte da Europa. A Rússia tem reclamado insistentemente pelas ameaças dessas armas. A corrida aos armamentos é cada vez maior. O que se pode esperar? A comunicação dita social tem dado pouca importância a estes acontecimentos. Como é que as pessoas os podem acompanhar criticamente?

Quando foi iniciada a guerra no Iraque muita gente não queria acreditar que o motivo fosse o petróleo. Mas os próprios organizadores da guerra vieram depois confirmar que o motivo era o petróleo.

E hoje continua a ser o petróleo o motivo da guerra. A Venezuela tem das maiores reservas do mundo. Dois terços das reservas do petróleo encontram-se numa faixa que vai do Médio Oriente à Sibéria Ocidental. Será que o imperialismo pretende entrar em guerra com a Rússia por causa das reservas de petróleo como o fez no Médio Oriente, por considerar que é seu espaço vital?

A batalha de Estalinegrado, na 2ª guerra mundial, deu-se porque o exército nazi pretendia chegar ao petróleo.

Os países industrializados precisam de grandes quantidades de matérias-primas para todas as actividades económicas. Mas o que mais condiciona todo o processo social e económico é a energia. Daí o controlo das fontes de energia ser o problema fundamental da época em que vivemos. O petróleo é a fonte de energia com a maior eficiência energética, superior ao gás natural, ao carvão e ao urânio. Os EUA já foram o maior produtor e exportador de petróleo, mas hoje a sua produção está reduzida a 40% desse máximo, dependendo agora em 70% do petróleo importado.

Toda a perturbação que o mundo atravessa - económica, social, política e militar – resulta das dificuldades cada vez maiores na obtenção de matérias e sobretudo de fontes de energia.

Sem comentários:

View My Stats