StatCounter

View My Stats

01/10/20

FRIEDRICH ENGELS

Manuel Joaquim
(Friedrich Engels e WGF Hegel)


No próximo dia 28 de Novembro comemora-se o II centenário do nascimento de Friedrich Engels, nascido em Barmen, Alemanha. 

Filho de industriais, observou de muito perto a vida da classe trabalhadora, particularmente na Inglaterra, onde se desenvolvia a revolução industrial, com todas as consequências sobejamente conhecidas através da Literatura e da História.

A exploração do trabalho infantil, com crianças de 5 e 6 anos de idade e horários de trabalho de 15 e 16 horas por dia, os problemas da habitação, da alimentação e da saúde, levou Engels a denunciar essas situações através de escritos em jornais e livros. A sua origem e formação intelectual levou-o ao estudo da filosofia alemã, que tinha “o maior filósofo que apareceu no Ocidente depois de Aristóteles, Georges Willelm Frederic Hegel (1770-1831)”. “A importância deste pensador deve-se ao facto de que renova a filosofia lançando as bases de um novo método, a que chama método dialéctico.” (a)

Engels foi um obreiro na construção de bases filosóficas de um pensamento materialista, juntamente com Karl Marx, também alemão.

O pensamento materialista já vem da antiguidade e teve os seus desenvolvimentos ao longo dos tempos. Epicuro, século III AC, já defendia nas suas aulas em Atenas, pensamentos materialistas e ateus. A filosofia indiana, século VI AC, enuncia pensamentos materialistas. A leitura atenta da Bhagavad Gita contém pensamentos materialistas.

Como na ciência, e como em tudo na vida, a filosofia tem os respectivos acrescentos de conhecimento. 

Obras valiosas de Engels, como “A Origem da Família, da Propriedade e do Estado”, “Para a questão da Habitação” “A situação da classe trabalhadora em Inglaterra”, devem ser lidas ou relidas, porque são muito importantes para se conhecer melhor o mundo actual que está muito doente.

(a)– História do Pensamento Económico, de Henri Denis.




Sem comentários:

View My Stats