StatCounter

View My Stats

01/07/07

EDITORIAL

Vivemos hoje uma época de explosão tecnológica da liberdade de expressão, que põe em causa as tradicionais formas de comunicação. É um tempo de vertigem e de aparente desordem este, em que qualquer um com acesso à Internet pode levantar-se do conforto do sofá de leitor ou espectador e concorrer com jornalistas, comentadores e profissionais do áudio-visual, tempo em que até a omnipotente televisão parece abalar. É a época da comunicação instantânea e planetária em que qualquer pessoa pode, facilmente, dirigir-se “à cidade e ao mundo”.

É neste ambiente já tão diferente do que, ainda há pouco tempo, marcava os finais do século XX, que nos abalançámos a projectar esta revista-blogue, de âmbito generalista, cujo título pretende, desde logo, fixar o espírito com que foi criada. Idealizámos a Periscópio como um sítio independente onde se possa, antes de tudo, reflectir sobre qualquer tema ou assunto, de um ponto de vista o mais possível acima da “espuma do tempo”, perspectiva que é contrária à aceitação de publicidade, propaganda ou convocatórias, salvo a publicidade de iniciativas levadas a cabo pela revista.

Se é possível inovar em tempos tão efémeros como os de hoje, julgamos trazer a novidade de considerarmos colaboradores da Redacção os próprios leitores. Isto quer dizer que qualquer pessoa, mesmo que não nos conheça, tem direito ao espaço redactorial, e não apenas ao tradicional “correio dos leitores”, desde que a sua colaboração se integre no espírito da revista.

Uma vez que Periscópio não pretende ser um órgão que tome posições, todos os artigos publicados, sejam da autoria de membros da Redacção ou de leitores, serão da exclusiva responsabilidade dos seus autores.

O exercício da reflexão, da opinião ou da crítica, implica debate e mesmo polémica. Periscópio será, pois, um lugar de debate e polémica, sejam entre os membros da Redacção, entre estes e os leitores ou entre os próprios leitores.

Neste novo ambiente, podemos dizer que a vida não está fácil para qualquer censor, mas isto não quer dizer que a Periscópio não se reveja em valores, como a liberdade política, intelectual e artística, a justiça social, ou o respeito pela natureza.

Sempre que acharmos oportuno, elegeremos um determinado tema para abordagem ou inquérito de opinião, e levaremos a cabo realizações como debates, conferências ou encontros, dentro do espírito da revista.

Pela sua própria natureza, Periscópio é uma revista-blogue gratuita, que pretende espalhar pelo “éter” o espírito das velhas tertúlias. O seu êxito será, sobretudo, medido pela quantidade de leitores que se dispuserem a ser redactores. Se essa adesão se verificar, teremos ganho a aposta.

A DIRECÇÃO/REDACÇÃO

Início

Sem comentários:

View My Stats