StatCounter

View My Stats

01/02/19

O REINO DA MERCADORIA

Manuel Joaquim

http://informacaoincorrecta.com/2018/07/11/breve-historia-do-neoliberalismo-parte-ii/


Quem acompanha a actual situação política, económica e social, nacional e internacional, apercebe-se da existência de um entrelaçamento complexo de difícil compreensão. 

Políticos e economistas, bem conhecidos, defendiam o liberalismo até há relativamente pouco tempo, tal como era defendido nos finais do século XIX, princípios do século XX. O(s) Mercado(s) autorregulado(s), sem intervenção do Estado, através da Oferta e da Procura encontravam os preços dos bens e serviços. 

O equilíbrio do poder, a moeda assente no padrão-ouro, o mercado autorregulado e o Estado liberal, bases da civilização de então, desabaram e a civilização do século XIX acompanhou esse processo. O capitalismo que se desenvolveu e consolidou a partir da revolução industrial sofreu transformações muito grandes. As guerras mundiais, o colonialismo e o seu fim, são acontecimentos que também contribuíram para essas transformações.

As tentativas que entretanto foram defendidas teoricamente e aplicadas pelo grande capital para a reconstrução do liberalismo, agora denominado de neoliberalismo, em que tudo é reduzido a dinheiro, tem dado os seus frutos: os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. A economia não pode desligar-se da sociedade, das pessoas. O desemprego prolongado, a desigualdade, a pobreza, a fome e miséria, têm consequências sociais desastrosas, sendo um cadinho para a violência. Há quem diga que o desemprego não é uma fantasia. Transformar o trabalho, que é a actividade dos seres humanos e o meio natural, a Terra, em simples mercadoria, como faz a economia de mercado, nome pomposo para o capitalismo, é criar condições para novas e grandes transformações na civilização.  



1 comentário:

Fáfá disse...

Quatro artigos, quatro visões sobre as realidades que vivemos.
Mudanças - ou nem por isso - cores que mudam de gente ou gente que muda de cor-Gostei!
Cá por mim, cotinuo a optar pele TRADIÇÃO - Vermelho- revolução.
Parabéns

View My Stats