StatCounter

View My Stats

01/06/13

OS GRANDES HOMENS

António Mesquita

 


"Porque o efeito produzido por um grande homem integral é como o da beleza: ele não suporta mais um desmentido do que se pode furar um balão sem dano ou colocar um chapéu na cabeça de uma estátua. Uma mulher bela torna-se feia, quando deixa de agradar, e um grande homem, quando não se lhe presta atenção, torna-se talvez qualquer coisa de maior, mas concerteza que deixa de ser um grande homem."


"O Homem Sem Qualidades" (Robert Musil)

Será por isso que, na política, os nossos grandes homens temem acima de tudo serem afastados da televisão. O efeito SHAQV ('só há aquilo que vês') de que fala Daniel Kahneman, funciona na esfera pública mediatizada ainda melhor do que no nosso cérebro. Quem não aparece, esquece. Ou, na antiga lamentação filosófica, o que se diz sobre a memória dos povos. A tecnologia só acelerou o esquecimento do que deixou de se ver.

É, pois, com toda a boa fé que esses grandes homens se desmentem a si próprios como palimpsestos bem raspados. É um jogo demasiado fácil para a oposição confrontar as gravações com a actualidade, pretendendo estabelecer a mentira (ou a contradição) como princípio dos grandes homens. Não, eles simplesmente, graças à maravilhosa inocência do seu Sistema I (Kahneman, de novo) deixaram de ver o que disseram ou fizeram no passado e noutras circunstâncias.

Sócrates, o Menor, pôs nas bocas do mundo a palavra narrativa (espero que uma palavra tão útil não morra da sua banalização). Porque, em vez de sermos lógicos, como gostariam os economistas que governam o mundo, contamos histórias uns aos outros. Mas histórias cheias de sentido (só assim é que a coisa funciona).

Os grandes homens não são assim tão diferentes dos que os que os contemplam do fundo da fossa para que foram atirados.

Se esbracejam em 'actos falhados' para a televisão, e em comentários sobre os mesmos actos, é porque querem que lhes prestemos atenção. Como diz Musil, sem isso, deixariam, certamente, de ser grandes homens.


Sem comentários:

View My Stats