StatCounter

View My Stats

01/09/12

CRACIAS *


Mário Martins

particracy.wikia.com



Se uma espécie de partidocracia ocupou o lugar da democracia talvez não seja de todo inútil olhar mais de perto para alguns aspectos constituintes e funcionais dos partidos políticos portugueses.

Comecemos por destacar algumas disposições mais relevantes da Lei dos Partidos Políticos (Lei Orgânica nº. 2/2003 de 22 de Agosto): **

“Artigo 1.º
Função político-constitucional

Os partidos políticos concorrem para a livre formação e o pluralismo de expressão da vontade popular e para a organização do poder político, com respeito pelos princípios da independência nacional, da unidade do Estado e da democracia política.

Artigo 2.º
Fins
 São fins dos partidos políticos:

a) Contribuir para o esclarecimento plural e para o exercício das liberdades e direitos políticos dos cidadãos;

b) Estudar e debater os problemas da vida política, económica, social e cultural, a nível nacional e internacional;

c) Apresentar programas políticos e preparar programas eleitorais de governo e de administração;

d) Apresentar candidaturas para os órgãos electivos de representação democrática;

e) Fazer a crítica, designadamente de oposição, à actividade dos órgãos do Estado, das Regiões Autónomas, das autarquias locais e das organizações internacionais de que Portugal seja parte;

f) Participar no esclarecimento das questões submetidas a referendo nacional, regional ou local;

g) Promover a formação e a preparação política de cidadãos para uma participação directa e activa na vida pública democrática;

h) Em geral, contribuir para a promoção dos direitos e liberdades fundamentais e o desenvolvimento das instituições democráticas.

Artigo 4.º
Princípio da liberdade

1 - É livre e sem dependência de autorização a constituição de um partido político.

2 - Os partidos políticos prosseguem livremente os seus fins sem interferência das autoridades públicas, salvo os controlos jurisdicionais previstos na Constituição e na lei.

Artigo 20.º
Liberdade de filiação

3 - Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão da sua filiação partidária. 

Artigo 24.º
Eleitos dos partidos

Os cidadãos eleitos em listas de partidos políticos exercem livremente o seu mandato, nas condições definidas no estatuto dos titulares e no regime de funcionamento e de exercício de competências do respectivo órgão electivo.”

O que eu destacaria deste enquadramento legal seria a responsabilidade mas também o carácter não exclusivo do papel dos partidos, seja na livre formação e no pluralismo de expressão da vontade popular, na organização do poder político, no exercício das liberdades e direitos políticos dos cidadãos, no esclarecimento das questões submetidas a referendo, na promoção dos direitos e liberdades fundamentais, no desenvolvimento das instituições democráticas; e, por outro lado, o regime de liberdade de exercício do seu mandato pelos cidadãos eleitos em listas dos partidos.

* Do pospositivo -cracia = força, poder, autoridade (Dic. Houaiss da Língua Portuguesa)


CONTINUA

Sem comentários:

View My Stats