StatCounter

View My Stats

01/09/11

UMA ESTATÍSTICA

 Manuel Joaquim


A Economia do Trabalho ocupa-se do funcionamento do mercado de trabalho, de primordial importância em virtude de a remuneração do factor trabalho constituir mais de 50% do rendimento gerado anualmente pelas economias de mercado e ser a principal fonte de rendimento disponível das famílias com que financiam as suas despesas de consumo e poupança. O factor trabalho é constituído por pessoas concretas, pelo que as condições de trabalho e as características dos trabalhadores são determinantes no funcionamento do mercado de trabalho.

A Oferta de Trabalho, isto é, as pessoas decidem trabalhar condicionadas às suas necessidades directas e indirectas. A Procura de Trabalho, isto é, os empregadores empregam trabalhadores porque necessitam de trabalho para produzir bens e serviços para os vender aos consumidores.

Não querendo conhecer todos os elementos que influenciam e determinam o funcionamento do mercado de trabalho, é importante conhecer alguns indicadores de forma a precisar o seu significado para avaliar melhor as informações que chegam quase diariamente, através da comunicação social, designadamente sobre a evolução do desemprego.  

 Assim, o primeiro passo é conhecer como são classificados os indivíduos perante o mercado de trabalho. A População Total do país, é constituída pela População Activa e pela População Inactiva, esta constituída por idosos, (65 ou mais anos), menores de 15 anos de idade, estudantes, domésticos, inválidos e serviço militar obrigatório. A População Activa é constituída pela População Empregada e pela População Desempregada. A População Empregada é constituída pela população que tem idade igual ou superior a 15 anos e efectuou 1 hora ou mais de trabalho remunerado na semana de referência. A população desempregada tem idade igual ou superior a 15 anos, sem trabalho e disponível para trabalhar e que tenha feito diligências para encontrar trabalho nos 30 dias anteriores.

O segundo passo, é definir critérios para o cálculo dos indicadores não só para os interpretar com rigor mas também permitir comparações internacionais. Como exemplo, existem critérios diferentes em termos internacionais no cálculo da Taxa de Actividade. 

Partindo da classificação dos indivíduos perante o mercado de trabalho, calcula-se a Taxa de Desemprego como sendo a razão entre População Desempregada e População Activa, vezes 100, exprimindo, em média, por cada 100 indivíduos activos quantos estão desempregados. 

Ora as pessoas para serem consideradas na situação de desemprego têm de estar inscritas nos Centros de Emprego e mensalmente manifestar disponibilidade para trabalhar e comprovar documentalmente que procuram trabalho. Caso contrário, são excluídas dos ficheiros informáticos e não consideradas na situação de desemprego. Todas as pessoas inscritas nos Centros de Emprego obrigadas a frequentar cursos de formação também não são consideradas desempregadas. 

É possível concluir que a Taxa de Desemprego, que é sempre objecto de muitos comentários políticos, é sempre inferior ao número real de desempregados.


Início

Sem comentários:

View My Stats