StatCounter

View My Stats

01/04/09

FRAGMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PERSONAGEM – I

Sá Pimenta



Senhora do Ó-S.Nicolau-Porto(nortenho.blogspot.com)



David, arquitecto, de formação tardia, como trabalhador-estudante. Nasceu em 1947, em S. Nicolau, no Porto. Ali para os lados do Infante, em casa materna, com ajuda de parteira habilidosa, como na altura era mais comum. Estudou de dia até aos quinze anos. Sempre com muito gosto pelas formas, pelos grafismos e pelos elementos pictóricos. Fez o Secundário na Escola de Artes Decorativas Soares do Reis, também no Porto. Após o Secundário, trabalhou aqui e acolá sempre ligado às Artes Gráficas. Compôs capas de discos e de livros. Nas horas vagas, passadas muitas vezes sentado à mesa do café, enquanto os companheiros conversavam, outras vezes só, lá pegava num pequeno bocado de papel e unicamente com o lápis, fazia desenhos muito geométricos mas de contida assimetria. A maior parte destes exemplos de criação pura e espontânea ia para o caixote do lixo comum.

Veio o tempo do serviço militar. Apesar do seu discurso e consciência nada belicista, antes pelo contrário, foi mais um que passou por África, trazendo de lá mais más que boas recordações. Não teve coragem nem motivação para o salto. Como tantos da sua geração.

Hoje, com uma estatura entre um e setenta e um setenta e cinco centímetros, pode-se dizer que tem uma estrutura corporal equilibrada. Uma mina, descuidadamente pisada, destruiu-lhe o pé direito. Apesar de tudo, reconstituição parcial e uma prótese muito discreta, fazem dele, ainda hoje, pessoa de passada larga, firme e segura, Sempre numa posição vertical dos pés à cabeça. O olhar sempre em linha recta face ao seu horizonte visual.

De África acumulou economias, já que apesar de não ter habilitações, foi oficial, pois o Exército tinha poucos e criava condições para que alguns dos mais habilitados, em termos escolares, físicos e militares, ascendessem aquela categoria. De imediato os mandavam fazer a guerra onde inventaram que tinha de haver.

Regressado ao seu espaço natural e de bolsa cheia, decidiu retomar os estudos e conseguiu com brilhantismo – em tempo e em classificação – concluir a licenciatura em Arquitectura. Aluno distinto.

Sem comentários:

View My Stats