StatCounter

View My Stats

01/08/08

SOBRETUDO..., OS POETAS

Alcino Silva

Miguel Torga (1907/1995)


Não é de hoje que nutro admiração pelos Homens que dedicam o seu tempo, ao estudo, à reflexão, ao conhecimento da vida humana, das práticas, das atitudes dos quadros mentais das sociedades que condicionaram e promoveram a evolução da humanidade. Entre os filósofos e os historiadores a minha preferência vai para os últimos, pois as suas apreciações são mais factuais, mais objectivas, talvez mais despidas de complexidade e porque conseguem, olhando para o passado, antecipar o futuro. Contudo, entre esses seres humanos que olham para a vida, sem dúvida que os poetas se destacam pela lucidez com que transportam o acto humano para o jogo das palavras e da forma acutilante com que descrevem as epopeias humanas. Entre os poetas de língua portuguesa, Miguel Torga foi um vulto grande da palavra em verso. Nascido na rudeza do território nordestino, entre fragas agrestes que suportam o rigor do Inverno e o sol escaldante do Verão, entre o isolamento e a grandeza de uma paisagem que derrete os olhos humanos perante o espanto de tanta beleza, o poeta médico habituou-se a perscrutar a vida humana das alturas desses penhascos que chegam a provocar arrepios na altivez com que desafiam as nuvens. Entre a inúmera e magnífica obra que nos deixou, Miguel Torga legou-nos um Depoimento sobre a vida, generosa, nobre e heróica dos Homens no seu combate pela dignidade.

“De seguro, posso apenas dizer que havia um muro”. E que muralha, poderão dizer todos esses homens e mulheres que caminhando pela vida tiveram de assaltar o futuro onde poderes, tantas vezes ocultos, tantas vezes sangrentos, lhes foram semeando o quotidiano de escolhos, de armadilhas, de indignidade, atraindo-os para uma vivência de servos, sem direitos, sem os mais básicos elementos de sobrevivência.

“Não, nunca o contornei, nem o tentei ultrapassar de qualquer maneira”. E também aqui nos incentiva a caminhar erectos, pese embora a magnitude do muro a vencer. Também aqui, nos indica o caminho onde os seres humanos hão-de encontrar a verdadeira resposta e não a mais fácil, a mais acessível. Os muros, esses muros que encontramos no caminho da humanidade, destroem-se, arrasam-se pedra a pedra, não se contornam nem se ultrapassam. A dignidade e a nobreza dos actos humanos hão-de surgir nesses instantes em que o muro parece intransponível. Estes muros, derrubam-se com sonhos, com ideais, com valores, com a grandeza dos gestos singulares e com a nobreza dos sentimentos colectivos.

“A honra era lutar, sem esperança de vencer”. Insiste ainda, Torga nesse exaltar dessa decência que o Homem devia incorporar em cada instante em que percorre os rios da vida. Que nobreza, lutar sem esperança de vencer, apenas em nome de algo que está para além de nós, que se visiona num futuro que não alcançaremos, que apenas podemos construir com a legitimidade e a razão dos nossos sonhos, com a vontade de ideais concebidos por todo o passado humano e que se projectam para diante.

“E lutei ferozmente, noite e dia”. Sem desânimo, diz-nos, apesar do fim que já se adivinha. Com persistência perante aquele muro colossal que os senhores do mundo erguem perante a humanidade, mas que não se iludam que não há desistências, que não há derrotados, a cada um que cai outro se ergue, ferozmente, noite e dia como nos indica o poeta.

“Apesar de saber que quanto mais lutava, mais perdia e mais funda sentia a dor de me perder”. É o heroísmo final, essa grandiosidade que só os Homens convictos da razão conseguem alcançar, sem desfalecimento, sem temor, sem a cobrança de valor algum, lutar apenas para projectar ao chão esse muro tremendo que todos os dias nos vigia, nos cerca nos condiciona nos pretende cercear a liberdade. Neste seu Depoimento, Miguel Torga, constrói o hino a tudo o que belo. Sentimos neste cântico das palavras poéticas, esse murmurar da história, esses antepassados pré-históricos na sombra das cavernas, as invenções que se abriam à mente humana no desbravar da vida, essas cavalgadas pela terra e pelo mar, esse olhar para o universo na contagem das estrelas e nesse projectar dos sonhos num voo infinito. Encontramos neste poema tudo o que de maior valor podemos descobrir na alma humana. Torga viu-o do alto das rochas que dominam a paisagem do seu espaço natalício e deixou-o gravado na mente dos Homens seus companheiros da vida para que não se iludam e não se esqueçam que a caminhada da humanidade, mesmo perante as adversidades, não deve esquecer os momentos de grandeza e de honra, esse valor sem o qual, o muro será ainda maior e todo o gesto humano, não será mais do que um mero marco de sujidade a manchar a beleza da paisagem. Torga sabia-o e deixou-o o escrito para lembrança dos Homens.


Início

1 comentário:

Anónimo disse...

Torga sabia-o! Ainda bem, para mim, pelo menos.

A MIGUEL TORGA

Bem hajas por teres nascido,
dos Bichos te teres lembrado,
por não me teres esquecido.
Obrigado!

(no dia do 100º aniversário do seu nascimento, 12 de Agosto de 2007)
In Sérgio O. Sá, Do Diário de um marginal

View My Stats