StatCounter

View My Stats

01/01/23

A GUERRA DA ENERGIA

Manuel Joaquim

https://images.app.goo.gl/JH6Azd8BvnUMcvjWA



No Periscópio de Janeiro de 2022, Prendas de Natal, escrevi que alguns dirigentes políticos, cheios de arrogância e agressividade, que trabalhavam para a militarização da União Europeia, a par da Nato, com o objectivo de provocar guerra na Europa, deveriam obter do Pai Natal frascos cheios de frescura para desenvolver a sua inteligência. Outra prenda que deveriam obter do Pai Natal era um grande penico para que o novo governo da Alemanha não mijasse fora dele.

Infelizmente, não aproveitaram as prendas que o Pai Natal lhes quis dar e, tristemente, aconteceu a guerra que tanto almejavam. No dia 24 de Fevereiro seguinte deu-se o início da guerra na Ucrânia, apesar dos acontecimentos bélicos terem tido início em 2014. É a segunda guerra na Europa, depois da Segunda Guerra Mundial, pois a primeira deu-se com a destruição da Jugoslávia por intervenção directa dos EUA e da Nato, onde ainda se encontram tropas portuguesas, com possibilidades de reacendimento muito em breve.

É cada vez mais claro que a guerra actual é alimentada pelos EUA e que os dirigentes da Ucrânia são os seus mandaretes, não se importando com a destruição completa do seu País.

Com esta guerra os EUA conseguiram transformar a União Europeia numa verdadeira colónia, impondo os seus interesses, eliminando concorrentes, destruindo economias e a venderem os seus produtos a preços por eles determinados.

O aumento dos preços do gás na EU não se deu com o início da guerra em 24 de Fevereiro de 2022. Em 2021 o aumento do preço deu-se de forma explosiva. Isto resultou do facto da Comissão da EU e os respectivos governos terem alterado a forma de determinação do preço do gás natural e pretenderem “descarbonizar” a economia até 2050, eliminando os combustíveis de petróleo, gás, e carvão. São os grandes interesses financeiros, os grandes bancos de Nova YorK e da City de Londres que pretendem controlar todo o mercado energético.

Em 2019 a Comissão Europeia, a partir de várias directivas, permitiu que o comércio de gás fosse totalmente desregulado. O Presidente da Rússia, em meados de 2021, teve uma intervenção sobre as alterações introduzidas no mercado da energia pela EU, que está publicada, onde alertava para as consequências negativas da sua liberalização e do erro que os políticos estavam a fazer. ” Em 22 de Agosto de 2022, o preço de mercado negociado em bolsa para o gás natural hub alemão, estava a ser negociado a mais de 1000% acima do que há um ano atrás” ( F. William Engdahl, in resistir.info).

Hoje, quase ninguém fala no chamado “Pico Petrolífero”, quando em 1973, na crise do petróleo, foram publicados diversos estudos sobre o assunto. Mas o Pico do Petróleo é uma realidade. E poucos países são ainda grandes produtores de petróleo.

O que hoje se vê é a procura pouco discreta de fornecimentos como pão para a boca. Biden esqueceu os direitos humanos e foi à Arábia pedir petróleo e não foi bem-sucedido. Pediu ao Catar petróleo que este negou e, entretanto, assinou um contrato com a China por um prazo de 27 anos. A partir desse momento é desencadeada uma campanha internacional sobre os direitos humanos nesse país a pretexto das construções dos estádios para o campeonato do mundo, quando os mesmos começaram a ser construídos quase dez anos antes.

A Rússia continua a ser o maior fornecedor para a Europa com 600.000 barris/dia e outros (Arábia Saudita, EUA, India) cerca de 200.000 barris/dia.

A Europa e Reino Unido continuam a comprar à Rússia cerca de 1.000.000 barris/dia de derivados do petróleo, principalmente diesel, óleo combustível e nafta, de acordo com declarações do Director de Energia e Finanças da Rússia, publicado na Sputnik em 30 de Dezembro de 2022.

Por aqui, o governo português anda entretido a fechar a refinaria de Matosinhos, a encerrar centrais de produção de electricidade, a discutir a construção de cais para petroleiros, a construção de gasodutos de Marrocos, da Argélia ou da Nigéria, a produção e transporte de hidrogénio, para abastecer a Europa central, abafando a sagrada ignorância com almoços, jantares e viagens. O Zé pagode anda a ver o dinheiro a desaparecer com a comida e os encargos a aumentarem todos os dias.


Sem comentários:

View My Stats