StatCounter

View My Stats

01/02/17

CHEGAR A CORONEL SEM UM DIA DE QUARTEL

Manuel Joaquim


(Craveiro Lopes, Marcelo Caetano, Trigo de Negreiros e Santos Costa)


“O Capitão que chegou a Coronel sem um dia de quartel”.

Foi nestes termos que  o General Humberto Delgado se referiu a Santos Costa, um dos mais íntimos colaboradores de Salazar, cuja influência foi determinante, em muitos aspectos, para a ditadura fascista.

O regime fascista vai sendo estudado por alguns bons historiadores,  documentos académicos  de grande qualidade estão publicados,  mas a generalidade das pessoas não têm um conhecimento aprofundado sobre muitos factos e acontecimentos desse período da nossa vida nacional.

O papel desempenhado pelo general Santos Costa é mal conhecido, bem como o papel desempenhado pelo General Júlio Botelho Moniz na tentativa de golpe militar para afastar Salazar do poder, na qual colabora Costa Gomes, que veio a desempenhar um papel de relevo no 25 de Abril de 1974. As dissidências na  estrutura militar do regime fascista aconteceram.

Por isso, é interessante  tomar conhecimento de um documento anónimo,   distribuído nos finais dos anos cinquenta,   demonstrativo de que existiam forças capazes de intervir no seio das forças militares e militarizadas e a nível das populações, contribuindo para a sua consciencialização  política. Esse documento, com erros, propositados ou não,  é a denúncia dessa personagem e do que o regime fascista  permitia e alimentava. Os processos de roubos e de corrupção que actualmente estão em curso, de banqueiros e de políticos,  que todos nós conhecemos, não são processos de situações desconhecidas.







Sem comentários:

View My Stats