StatCounter

View My Stats

01/01/17

MENSAGEIROS SECUNDÁRIOS


Manuel Joaquim


Narrativas do século XVIII, descreviam situações que iriam acontecer, através de anjos, santos e monstros. Clara Pinto Correia, no seu romance “Os Mensageiros Secundários”, descreve situações dessas do tempo do terramoto de Lisboa, que aconteceu em 1 de Novembro de 1755.

Aqui há uns meses, houve alguém que predisse que no decurso do terceiro trimestre do ano que agora acaba, se iria abater sobre Portugal graves acontecimentos. Belzebu chegaria para nos atormentar. Ninguém se apercebeu da sua chegada, salvo os trabalhadores que ficaram sem emprego, sem aumentos dos salários nominais, logo com a diminuição dos salários reais, em resultado do aumento do custo de vida cada vez mais evidente.

O mesmo mensageiro secundário, que neste caso só pode ser um monstro, veio, depois, predizer que em Janeiro de 2017, chegariam a Portugal os três reis magos, como se fosse um acontecimento maligno.

De facto, este monstro, que só pode ser maligno, ele próprio, não pode dizer que a visita dos reis magos é um mau acontecimento. Os reis magos, os originais, levaram ao menino Jesus, oferendas, incenso e mirra, com grande significado purificador.

O monstro, o que pretende dizer, é que em Janeiro Portugal vai ser visitado por representantes de três instituições, a chamada troika, para avaliarem a evolução da situação económica e financeira do país. Mas isso é do calendário publicamente conhecido. Não está a anunciar nada de novo. Mas vai fazer uma festa nos jornais e nas TVs a dizer que “eu avisei”. Forma de dizer que ainda está vivo.

Os monstros do século XVIII, quando faziam patifarias, as populações vítimas, organizavam-se para os combater e para os destruir.

O monstro que agora está entre nós, está a levar os seus próximos a organizarem-se para o combater e o destruir, antes que a maioria dos portugueses também os combatam e os afastem por muitos anos das fontes que os alimenta. Mas há quem pretenda minorar a situação e salvar-lhe a vida.

Um jantar de Natal pode ter esse objectivo.

Sem comentários:

View My Stats