StatCounter

View My Stats

01/04/15

AMADEU FERREIRA

Manuel Joaquim

 

Neste mês de Março morreram dois grandes escritores portugueses. Amadeu Ferreira, no dia 1, e Herberto Helder, no dia 23.

Alguns órgãos de comunicação social divulgaram, no próprio dia e no dia seguinte, o falecimento de Amadeu Ferreira, anunciado pela família através de uma nota enviada às respectivas redacções. Foi presidente da Associaçon de la Lhéngua i Cultura Mirandesa, presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes, professor convidado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Bragança. Segundo a nota, foi "Autor e tradutor de uma vastíssima obra em português e em mirandês, também com os pseudónimos Fracisco Niebro, Marcus Miranda e Fonso Roixo, deixa obras científicas e literárias, em poesia e prosa" "Em poesia, Cebadeiros, Ars Vivendi/Ars Moriendi e Norteando; em prosa, La bouba de la Tenerie/Tempo de Fogo, Cuntas de Tiu Jouquin, Lhéngua Mirandesa-Manifesto em Forma de Hino e Ditos Dezideiros/Provérbios Mirandeses"

Amadeu Ferreira traduziu para a língua mirandesa Os Quatro Evangelhos; Os Lusíadas, de Camões; Mensagem, de Pessoa; dois volumes de Astérix; obras de Horácio, Vergílio e Catulo, entre outras. Foi colaborador de diversa comunicação social, designadamente do jornal Público

Na terça-feira seguinte, dia do seu funeral, numa reunião de amigos, li a nota divulgada pela família e verifiquei que Amadeu Ferreira era desconhecido por todos e não tinham ouvido falar do seu falecimento. Só um, ausente, é que o conhecia bem, de actividades desenvolvidas em tempos atrás. As livrarias da cidade do Porto, ignoram Amadeu Ferreira, como escritor.

Herberto Helder faleceu no passado dia 23 e todos os canais de televisão, rádios, jornais e revistas deram de imediato longas reportagens sobre o escritor e a sua obra. As montras e expositores de todas as livrarias estão com os seus livros. Em conversas de café, pessoas amigas, algumas que, provavelmente, não leram mais do que dois ou três livros durante toda a sua longa vida, falaram-me sobre o escritor de quem nunca ouviram falar e comentavam e interrogavam sobre a sua personalidade

Herberto Helder é um dos maiores das letras portuguesas. E não é de agora que é assim considerado. Provavelmente maior do que alguns dos que são considerados os maiores. Só que nunca foi um escritor de modas ou, como disse Arnaldo Saraiva, da prostituição e comércio de livros. Só que o falecimento de Herberto Helder é uma grande oportunidade para quem domina os direitos de publicação e agora o comércio de livros, e, daí, as grandes campanhas de markting.

Amadeu Ferreira, também nunca foi um escritor da prostituição do comércio de livros. Mas dizer que foi um investigador e divulgador da língua mirandesa, segunda língua oficial, ou que foi um escritor regionalista, é retirar-lhe o grande valor que ele tem na literatura portuguesa. Consagrados escritores portugueses e estrangeiros, como Aquilino Ribeiro, Alves Redol, João de Melo, John Steinbeck, e tantos outros, trataram temas que, porventura, poderiam ser considerados regionalistas. Mas são escritores da literatura universal.

O romance de Amadeu Ferreira, Tempo de Fogo, editora Âncora, é uma obra de uma qualidade de escrita extraordinária, que trata o problema da inquisição em Portugal e dos seus nefastos efeitos nas populações transmontanas, que ainda hoje perduram, e o problema da liberdade de pensamento. O Bispo Manuel Martins, na apresentação que fez do livro, na cidade do Porto, em 23 de Fevereiro de 2013, referiu o seguinte: "Posso antecipar que alguns conteúdos de Tempo de Fogo dariam lugar a oportunas e actuais reflexões, logo no que a Deus diz respeito, esse Deus que tantos de nós trazemos "enterrado" cá dentro… Podemos encontrar no livro preciosas oportunidades para fazermos a nós próprios algumas perguntas."

O tema e a linguagem do livro dariam uma boa obra cinematográfica.

No dia 5 de Março, logo após o seu falecimento, foi apresentado em Lisboa, um novo livro de sua autoria Belheç/Velhice. Também foi apresentada a sua biografia, O Fio das Lembranças, de autoria de Teresa Martins Marques, doutorada em Literatura e Cultura Portuguesas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É uma importante obra para se conhecer com profundidade a personalidade de Amadeu Ferreira e a análise crítica da sua obra.

Quem se interessa pela literatura portuguesa não pode ignorar Amadeu Ferreira.

Sem comentários:

View My Stats