StatCounter

View My Stats

01/12/09

IMPÉRIOS

Alcino Silva

Diana Bar (http://mw2.google.com/mw-panoramio)


Era uma tarde de sábado como tantas outras vividas entre silêncios e solidões rodeadas de gente. O Diana Bar albergava-​me as leituras e naquele fim de dia os ares do Outono sopravam cânticos com as suas nostalgias espalhadas nas águas mansas e acinzentadas do oceano enquanto sobre a areia gaivotas paradas admiravam em espanto o atrevimento das pombas que lhes sobrevoavam o espaço ao mesmo tempo que alargavam as asas prontas a descolar em novas descobertas. A placidez do olhar ajustava-​se a um cenário que se desenhava entre o romantismo das ideias e os encontros marcados com o impossível. Quando a orquestra ligeira começou a tocar quis acreditar que os seus sons me levariam a embarcar nas caravelas que os meus olhos criaram no horizonte prateado entre o mar e o céu e que tinham como destino o infinito do tempo. Preparado estava para tão longa aventura e quando os primeiros toques chegaram até mim, acreditei que voava nas asas das aves marinhas que na praia iniciaram o seu voo. Contudo, o pensamento voou de facto, mas até à memória, e desta para a história, esse passado longínquo dos Homens no tempo. Era na verdade um fim de tarde de um dia longo e o mar estendia-​se ao longe como um poema cantado em glória da humanidade, mas este velho Café não existia, antes apareciam os meus olhos escondidos e protegidos pelas pedras acasteladas da Cividade. Corria o ano cento e trinta e sete antes da história iniciar uma nova contagem do tempo e ao longe na planície que conduzia ao oceano as romanas legiões apressavam o passo para o assalto mortal à aldeia. Em breve, a liberdade iria voar pelo céu azul, prisioneira e cativa do império.

A dupla cortina de muralhas onde julgavam repousar a sua tranquilidade nessa vivência diária de uma estabilidade com breves sobressaltos, parece agora vacilar com o som das notícias que chegam do sul. Viriato perecera nesse momento ignóbil de que a história nos deixou ecos e Roma, enviara um dos seus cônsules, Decimus Junius Brutus para de vez fazer dos galaicos um povo sem identidade. Ocupada Olissipo, dirigiu-​se para norte, desprezando a guerrilha lusitana e passando a ferro e fogo os povoados que encontrara. Atravessaram o Durius junto a Portus, dirigem-​se ainda mais para norte e os ecos da sua marcha chegam já ao interior do pequeno povoado encastelado sobre o mar. A vida agita-​se e apressa-​se no âmago das pequenas ruas e vão chegando os que no exterior labutavam. Olhos ansiosos e temerosos espreitam agora pelas frestas nessa angústia de um fim previsível. No dealbar do dia, percebe-​se o movimento na planície, observam-​se os estandartes e a cor púrpura dos panos. Uma imensa massa guerreira alinha-​se em direcção a nascente. A noite não conheceu luar. O símbolo branco do universo escondeu-​se no temor das horas que se avizinhavam. A luminosidade do dia surgiu nesse romper diário por trás da pequena montanha e quando se elevou estendeu os seus braços pela planície, esmagou a alma dos homens que tentavam perceber o seu destino. A extensão oceânica, nessa beleza que deslumbra os seres humanos aparecia ofuscada pelo corpo legionário que se aprestava para o assalto.

A poderosa máquina de guerra da civilizada Roma, moveu-​se e o silêncio que até ali abafava a voz dos homens, desapareceu, entre os gritos, o desespero, a morte e os berros guerreiros. A resistência durou escassas horas. Derrubada a pedra das muralhas, invadidas as casas, saqueada a aldeia, alinhados os cativos, o exército imperial apronta-​se para prosseguir a sua missão de conquista para norte, ainda mais para norte.

Adivinha-​se ao longe o crepúsculo. O silêncio como uma ave ferida, sobrevoa o pequeno lugar, as chamas que ainda se elevam fazem tremer o olhar de quem procura à distância o azul profundo do mar nessa amplitude imensa que nos lembra o caminho da humanidade.

O crepitar do fogo na destruição do que resta, acorda-nos os sentidos enquanto vagueamos entre os destroços na tentativa de percepcionarmos a história. Corria o ano de cento e trinta e sete antes de recomeçarmos a contagem do tempo. A civilizada e grandiosa Roma tinha passado sobre a Cividade de Terroso e tal como os outros civilizados impérios que lhe seguiram, deixou a sua marca de terror e destruição sobre os povos que lhe sustentaram o corpo.


Início

Sem comentários:

View My Stats