StatCounter

View My Stats

30/10/07

OS TINTUREIROS DO PORTO RECLAMAM

Júlio Soares

Tinturaria

Associação de Classe União dos Operários Tintureiros Porto
Rua do Laranjal 81 2º andar
Porto

Porto 6 de Dezembro 1915

Ex.mo Sr.Dr.
José Joaquim Pereira Osório Digníssimo Governador Civil do Distrito do Porto

Ex. Sr.


Tendo o parlamento da Republica Portuguesa decretado uma lei regulamentadora do horário de trabalho nas industrias e logo o Governo fez entrar immediatamente em vigor por portaria especial nr.(384).Não desconhece por certo V.Excia que as industrias a onde se empregam ou preduzem matérias tóxicas são a abrangidas nessa lei por artigo especial( nr 3 do artº 4) que estabelece o horário normal d’8 horas diárias. Ora sendo a industria de Tinturaria uma das que mais matérias tóxicas emprega. Como sendo ácido sulfúrico. Bicolmato de soda com ácido, cloreto de cal com ácido, ácido formio, espírito de sal marinho, sal de anilinas, nitrite de soda com ácido sulfúrico e ácido amuniaco e outros produtos cimicos que produzem vapores muito prejudiciais a saúde dos hoperários. Como sendo a cegueira e a tuberculose sustentando os hoperários tintureiros um pesadíssimo trabalho.

Estando durante 11 e mais horas a lidar com água fria a mistura com água a ferver andando sempre mulhados o que resulta andarem muitos operários sufrendo don Rheumatismo e outras muléstias do peito.

No Inverno istam os operários sujeitos a uma atemusfera degradante causada pela pouca ventilação das oficinas e produzida pela vapurização das tinas a onde se manipula o algodão seda e lá é tal a nevrina que se acumula que a distância d’ um metro não se beem os operários uns aos outros.

Tudo isto á a isperção da verdade o que V.Exª se pode emformar pessualmente ou mandar um reprezentante de V.Exª junto Com um ou mais Delegados d’esta associação.

Já vê pois V.Exª que os operários tintureiros teem toda a razão e a justiça para pedirem a V.Exª o cumprimento da lei que o Parlamento da Republica promulgou, ou seja o nr.3 do artº 4 da lei nr.384 a que os operários Tintureiros teem direito.

Por isso esta Associação vem em nome da classe pedir a VªExª para convidar os Srs Industriais a reunirem juntos com Vª Exª a ver se chega a um acordo, entre patrões e operários. Visto estes Senhores já istarem avisados por uma circular egual a que junto enviamos a Vª Exª isto para evitar comfelitos, porque os operários tintureiros não querem o andamento e boa marcha da Republica, nem alteração da Ordem Pública.

Queremos a lei e que se cumpra a lei i viver dentro da lei. Não queremos que os Srs.Industriais calquem e faltem ao respeito as leis da Republica.

Queremos o respeito pelas leis que o Parlamento da Republica promolgar.

Sertos que Vª Exª fará justiça desejamos a Vª Exª

Saúde e Fraternidade

Porto 6 de Dezembro 1915

A Direcção

(Letra Ilegível)

Deixamos propositadamente a grafia tal e qual, motivo que estamos em 1915 e existir como agora se diz muita iliteracia, naquela época era analfabetismo, e as pessoas escreviam como falavam, felizmente que hoje tudo mudou para melhor, mas é sempre bom voltar ao passado, para saber como era este país.



Sem comentários:

View My Stats