StatCounter

View My Stats

01/04/23

SE BEM ME LEMBRO

Mário Martins


https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=vitorino+nem%C3%A9sio+se+bem+me+lembro+imagens



Durante alguns anos, nos idos de 70, o autor desse grande livro “Mau Tempo no Canal” e eminente professor que foi Vitorino Nemésio, irrompia, é o termo, pelo ecrã negro fora, sem cumprimentar os telespectadores (fazendo, com isso, lembrar o pianista que acompanhava o cineasta apoiante da ditadura, António Lopes Ribeiro, na apresentação do cinema mudo, o qual só dizia boa noite a pedido deste, que, invariavelmente, se virava para ele e dizia: ó Melo, diz boa noite), Nemésio, dizia eu, iniciava os seus programas, “Se bem me lembro”, indo directamente ao assunto, quantas vezes um não-assunto, mas cuja comunicabilidade nata e a sua cultura sempre nos prendiam à cadeira.

Ora acontece, como dizia o jornalista Carlos Pinto Coelho, já falecido, que estou sem assunto e não me apetece procurá-lo, estando naquela fase, verdadeira em termos axiomáticos, mas seguramente insalubre, e por isso convenientemente passageira, em que tudo me parece “espuma dos dias”, por mais sérios, benévolos ou trágicos que sejam os acontecimentos que, em cada época, ocupam o dia a dia dos humanos. Isto porque, debaixo da espuma, corre a onda da Natureza, essa Mãe, a nossos olhos, tão misteriosa e absurda quanto inacessível e caprichosa, a qual, curiosamente, os não crentes tendem a “endeusar”.

O Gosto pela Música” foi outro grande programa televisivo, igualmente dos anos setenta, da autoria do musicólogo e matemático João de Freitas Branco, como Nemésio, um comunicador nato e senhor de grande cultura, especialmente no domínio musical, personalidade que o crítico musical Jorge Calado considera ter sido “sem dúvida, o grande educador musical dos portugueses".

Até que, nesses riquíssimos anos 70, emergiu do ecrã uma autêntica lufada de ar fresco com o programa “Histórias da Música”, vinda de Viena d’Áustria, onde o autor, mais novo e irreverente, António Victorino de Almeida, pianista e compositor, outro grande comunicador e homem culto, estudou e viveu cerca de 30 anos.

Enfim, para quem não tinha assunto…

Sem comentários:

View My Stats