StatCounter

View My Stats

01/11/19

O CONTO DO VIGÁRIO

Manuel Joaquim
https://olhares.sapo.pt/estacao-de-sbento-foto5384426.html

O Professor Pinto da Costa, no último programa da manhã da RTP, Praça da Alegria, onde participou, falou, entre outras coisas, de “Burlas a idosos”, tema muito antigo, mas muito actual. Lembra-me de quando era menino, meu Pai contar  de pessoas vindas de longe, chegarem nos comboios, na estação de S. Bento,  serem abordadas por burlões para comprarem um vigésimo (cautela) premiado. Outras eram abordadas para comprarem eléctricos. Os jornais da época noticiavam muitos destes acontecimentos.

O Professor Pinto da Costa comentou que o tema é actual porque, infelizmente, há uma percentagem significativa de população idosa com muitas debilidades. 

Ontem, deparei com uma notícia na imprensa, que me levou a pensar nas palavras do Professor Pinto da Costa. O presidente, de um determinado partido, demitiu-se da sua presidência e abandona-o. Segundo ele, dedicou um ano da sua vida a formá-lo, partindo do zero. Elegeu um deputado à Assembleia da República com mais de 65.000 votos.

Como é possível tanta gente confiar o seu voto, do qual pode depender uma vida melhor ou uma vida pior, a paz ou a guerra, a uma organização (?) completamente desconhecida, que simplesmente se ouve falar nas rádios, nas televisões, nos jornais ou se vê algumas figuras em grandes cartazes?

Cá para mim, não é só uma parte da população idosa que cai no conto do vigário, nas burlas. Há muita gente, que, por dificuldades de compreensão e de preconceitos, cai facilmente, pela demagogia, em caminhos que mais tarde verificam ser errados. 

O que se passou com a defesa do valor do salário mínimo nacional, com o aumento das pensões, com a aplicação dos novos passes sociais, com os livros escolares, em que alguns, teatralmente, apregoam vitoriosamente, como se fossem de sua iniciativa e responsabilidade, é paradigmático. Quando agora se defende um valor do salário mínimo nacional igual ao que defende a UGT, menor do que já foi falado pelo patronato, é para facilitar a vida ao governo e depois, em bicos de pés, dizerem que foi o valor que defendiam. Votações que se fazem na Assembleia Municipal de Lisboa que contrariam o que defendem posteriormente em artigos publicados  é falta de vergonha. Para não falar na cópia de fundamentações de propostas de outros para fundamentar as suas. 

Infelizmente, a demagogia, o populismo, o atrevimento, devidamente acompanhados pelos media,  permite enganar muita gente, e não são só os idosos  enganados.


Sem comentários:

View My Stats