StatCounter

View My Stats

01/07/17

RECORRÊNCIA


Manuel Joaquim
(Tvi24 - IOL)


Todos os dias a comunicação social bombardeia-nos com notícias sobre os incêndios, o Siresp, os bombeiros, a falta de coordenação dos serviços, exigências de demissões deste ou daquele ministro, de comandantes, etc, , e entrevistas com diversas personalidades. Falam muito sobre a calamidade, como se fossem acontecimentos novos, mas não dizem nada de importante. O Siresp, que dizem que falhou. Passam por cima das decisões políticas tomadas ao longo de anos que levaram à destruição de estruturas fundamentais para a gestão e protecção da floresta. Problemas que já foram debatidos diversas vezes na Assembleia da República, o Siresp com comissão de inquérito, mas sem grandes resultados. 

Alguns, destituídos de escrúpulos, à espera de dividendos políticos, dizem disparates sobre o suicídio de pessoas, defendem a manutenção de crassos erros sobre a arborização do território para a obtenção de resultados imediatos tendo em conta os ciclos políticos, evidenciando, não só má-fé mas sobretudo ignorância.

Existem muitos trabalhos publicados ao longo de muitos anos sobre os problemas da floresta, por pessoas altamente competentes.

O jornal Público, em 2006, publicou um artigo do Prof. Jorge Paiva, biólogo e investigador da Universidade de Coimbra e de outras universidades, que descreve a situação da floresta portuguesa e do erro da plantação do eucalipto pelas suas consequências. Refere nesse trabalho que “ a partir da segunda década do século XX, apesar dos alertas ambientalistas, efectuaram-se intensas, contínuas e desordenadas arborizações com eucalipto, tendo-se criado a maior área de eucaliptal contínuo da Europa “

Agostinho Lopes, deputado do PCP na Assembleia da República, interveio em plenário em 2002, caracterizando a situação da floresta e propondo medidas necessárias para salvar uma parte considerável da riqueza nacional. As propostas apresentadas foram para o saco roto.

Nos finais de Junho publicou o seguinte artigo que me parece ser importante divulgar para melhor esclarecimento das pessoas.


Sem comentários:

View My Stats