StatCounter

View My Stats

01/07/15

O CAVALO DE CALÍGULA


António Mesquita





ahttp://2.bp.blogspot.com



"Uma assembleia deliberativa não ultrapassa o nível médio dos seus membros. Não é muito tola, nem muito sábia."


(Marquês René d'Argenson)



É assim porque uma ideia verdadeiramente original, que fuja ao cânone e aos hábitos de pensamento da maioria, é uma espécie de insulto. Os escudos levantam-se de um só movimento como diante do perigo. Além disso, da parte do 'inovador' é um desrespeito para com a assembleia julgar-se mais avisado ou mais inteligente do que todos os outros. É um aforismo conhecido o de que ninguém é ouvido se estiver à frente do seu tempo; deve acrescentar-se que é também o caso dos que desafiam o lugar-comum.

No tempo de d'Argenson, não era conhecida a expressão 'pensar fora da caixa' (out of the box) que, hoje, é outro lugar-comum. Ao invocar esse conceito, adquirimos a ilusão de que há um 'fora da caixa' que não seja o interior de outra caixa. É preciso reconhecer, com os paradigmas de Foucault, que a separação da nossa época e do nosso contexto social e histórico não é pensável. Tudo isso nos persegue como a nossa própria sombra.

Voltando à citação de Acton, que é feita no seu ensaio sobre o Revolução Francesa. Ele especifica, seguindo d'Argenson, que se trata da assembleia deliberativa, uma instituição minimamente regulamentada, isto é, nada que se pareça com uma reunião 'ad hoc' que, no calor do momento, pode desfechar palavras assassinas que dão imediatamente lugar aos lampiões decorados com cabeças humanas. Como sabemos, esse tipo de 'deliberação' é característico do fanatismo de todos os tempos e não é marca registada do Estado Islâmico.

Infelizmente, mesmo a assembleia institucional e regulamentada pode ser extremista, como a Revolução Francesa o demonstrou. O medo da violência auto-infligida, da 'limpeza' sectária, anula a mediania observada por d'Argenson em tempos de paz. Em tais condições, a assembleia pode ser completamente estúpida, sem nenhuma atenuante de sageza, por ínfima que seja. É a síndrome do cavalo de Calígula.

Sem comentários:

View My Stats