StatCounter

View My Stats

01/04/12

EI-LOS QUE PARTEM

Mário Faria
http://jeanialima.blogspot.pt



A mobilidade é um dos mandamentos da religião do progresso e crescimento, cuja igreja se situa em nenhures,  mas preferencialmente num paraíso fiscal,  como gostam de dizer os ateus. Os pontífices e restante nomenclatura (que embora muito modestamente recusem, são infalíveis na matéria) são os senhores da finança e da economia. As ovelhas apenas  servem paras ser tosquiadas.

Como muito remédio que sabiamente  prescreve : “mexa antes de usar”, também a nossa gente tem de se mexer se quiser (sobre)viver. Mexes-te, logo existes. E, perante a penúria doméstica, lá seguem muitos cidadãos portugueses para os destinos que lhes acenam à  procura de melhor sorte.

O Governo religioso como é, segue  obedientemente a mesma crença.  Querem ver-se livres dos jovens pelos melhores motivos, detestam os velhos porque são um encargo e estão apaixonados pelas reformas, que em linguagem corrente significa despedimento, ou na melhor das hipótese, a precariedade levada ao extremo.

Este país não é para velhos, salvo alguns predestinados como Catroga que tem passado, presente e  futuro. São o orgulho da nação.  Há pouco dias,  tocou o telefone e uma rapariga muito amável perguntou-me se não me importava de responder a algumas perguntas para uma pesquisa de uma marca,  cujo nome não referiu. Disse-lhe que sim, desde que fosse breve. Agradeceu e a primeira pergunta foi se tinha entre os 18 e os 55 anos. Respondi-lhe que era um pouco mais velho, agradeceu e deixou-me em paz. Somos um pesadelo : comercialmente o nosso gosto, parecer ou hábitos nem contam para o totobola. É assim : querem a reforma aos 70, excluir-nos aos 55, salvo os catrogas e outros sábios que da lei dos homens se libertaram, por mérito próprio. Ainda havemos de ser taxados com um imposto de vida, se tivermos mais de 60 anos e não estivermos no activo.

O meu filho, a mulher e os meus netos vão passar a ser emigrantes. Para já, para bem perto. Mas este é o pontapé de saída num jogo que pode durar uma eternidade e disputar-se nos terrenos mais longínquos. Não sei se vão ficar mais ricos. De certeza, que ficarei muito mais pobre. Dirão os sábios : é a globalização seu palerma. São os vampiros, digo eu.

Ei-los que partem. Será que regressam ?


Sem comentários:

View My Stats