StatCounter

View My Stats

01/09/09

TOBIN E OS RICOS

Mário Faria

James Tobin



O homem jamais cogitou que essa taxa, exclusivamente financeira e devendo ser aplicada em bases nacionais, devesse ter como objectivo o propósito de "combater a fome no mundo". Não havia nenhum objectivo fiscal, ou de colecta de recursos para fins de desenvolvimento, ou de ajuda a países pobres.

Foram os movimentos anti-globalizadores que "sequestraram" a ideia de James Tobin, para os seus próprios fins. Aliás, James sempre desautorizou essa leviana interpretação de "tirar aos ricos para dar aos pobres" que essa gentinha pretendia : confundiram Tobin com Robin. Bando de ignorantes !

Definitivamente, não são os ricos que devem pagar a crise. Passo a explicar:

  • Os ricos não são ricos por acaso : merecem ;
  • Os ricos têm obrigação de preservar os seus bens e aumentá-los pois é a riqueza que gera mais riqueza ;
  • Os ricos é que criam os postos de trabalho ;
  • Os ricos são o orgulho da nação : são homens de sucesso como o CR9 ;
  • Não são os ricos que têm de mais, os pobres é que têm de menos ;
  • O que falta a Portugal não é o regresso à tralha ideológica e a essa estupidez marxista da luta de classes. O que faz falta é animar a malta que cria riqueza e anima o desenvolvimento social ;
  • A Portugal falta ambição e sonhar alto, porque o homem sonha e a riqueza nasce ;
  • Com as reformas da D. Manuela, a sua tenacidade, firmeza e o apoio incondicional do Sr. Silva, viveremos décadas de prosperidade e formaremos milhares de Belmiros, que criarão as condições para que os portugueses tenham a qualidade de vida que merecem ;
  • Em Portugal deixará de haver pobres ; apenas ricos e favorecidos ;
  • Haverá imigrantes pobres para que os portugueses possam dedicar-se ao exercício da caridade.

Por isso, e a bem da nação, insisto : não devemos pactuar com discursos populistas e medidas que visem ir aos bolsos dos nossos ricos empreendedores. Pelo contrário, entendo que deve baixar-se os impostos, exclusivamente os que recaem sobre os lucros das empresas. Essas mais valias geram riqueza, a riqueza atrai investimento, o investimento cria postos de trabalho, o desemprego diminui, a segurança social passa a colectar mais, as famílias a consumir melhor e fica assim refeito o ciclo que leva ao progresso. É fácil. Os Madoff, Rendeiros & Cia, são pequenos percalços de percurso que não beliscam nem um milímetro a superioridade do sistema e a supremacia da ética capitalista.

Sem comentários:

View My Stats