StatCounter

View My Stats

30/11/07

O PALÁCIO DO RISO

António Mesquita

A Feira Popular
http://fotos.sapo.pt/miro/pic/0020s5xc


Entrou nos nossos hábitos, como coisa normal, saudável e democrática, um programa como o "Contra-Informação", em que a caricatura está na ordem do dia e a política é especialmente o "bombo da festa".

É tão democrática esta espécie de crítica do poder (que esconde o seu próprio poder de manipulação) e os códigos de leitura são tão hegemónicos, que mesmo os mais mal tratados por ela, se são verdadeiros democratas, se sentem na obrigação de se considerarem os primeiros fãs do programa. Parece que era assim que fazia a antiga Dama de Ferro, em relação a uma conhecida série da BBC.

O "Contra-Informação" não se compreende sem o culto da chamada transparência que é, para os políticos, a arte de apresentar, sob uma embalagem popular, o que é tortuoso, fruto da intriga e da negociação, mas que para a comunicação social é uma apetecida ocasião de retirar o capachinho a todo o bom samaritano dos Passos Perdidos e mostrar uma luzidia careca.

Por força deste convívio, ao mesmo tempo forçado e desejado, com a televisão, a política, em boa parte, tornou-se ( e já é uma banalidade dizê-lo) um espectáculo.

Nada demonstra melhor esse facto do que um programa como este, cuja função não é, evidentemente, a mesma de um artigo de opinião, mas a de apresentar a política sob os seus aspectos mais risíveis. Porque o que se pretende acima de tudo é fazer rir.

Isto é como se um Eça, anormalmente medíocre e com direito a entrar em todas as salas de jantar do país, tivesse perdido o juízo e fustigasse a classe política apenas pelo gozo disso, ou por ter descoberto aí um modo de vida.

Ora, este espelho deformante, como o do Palácio do Riso da Feira Popular, para além da exposição mediática voluntária dos próprios políticos, encontra certamente algum eco no actual descrédito da coisa pública e no tão falado apoliticismo das massas.

E, na medida em que os políticos se conformam à imagem que deles têm os espectadores-cidadãos e sabem o que deles se espera, não encontram em si grandes defesas contra a inclinação natural ou a lei do meio, acabando por justificar o preconceito.

É inútil e indesejável censurar a televisão (era preciso, nas escolas, uma disciplina de protecção contra os media). Mas temos de ganhar consciência de como age a grande lei do regime, que é a da demagogia. Tal como o tirano se isola no seu círculo de aduladores e por isso perde a razão, o vício da demagogia, potenciado pela comunicação de massa, prende-nos num outro círculo fatal e condena-nos a uma outra espécie de loucura.


Sem comentários:

View My Stats