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01/08/12

ENTRE A MÚSICA E A HISTÓRIA

Alcino Silva

Persépolis




A noite divide-me entre o estar e o não estar, entre o ser e o não ser, entre a dúvida e a incerteza. Entre a angústia destas sombras, olho a brancura limpa das paredes rasgadas pelas colunas de pedra polida e direita e tanto alinhamento perturba-me. Neste rigor arquitectónico talvez gostasse de encontrar o acaso, uma pedra desacertada, uma parede sem esquadria. No atropelo da imaginação, a música chega-se a mim, sonolenta, pausada, adquirindo força nas gargantas do canto e no toque dos instrumentos. Um crescendo de sons abafa-se na leveza da brisa de uma flauta e é esta que me leva em sonhos para o crescente fértil, para a planície aqueménida para as margens azuis do golfo. A poeira do tempo esvoaça sobre as ruínas da história. O esplendor de persépolis subjugado e a beleza das suas estruturas arquitectónicas arruinadas numa noite orgíaca das tropas alexandrinas. Como foi possível o rei dos reis sucumbir derrotado nas terras de gaugamela? E possível foi ainda que o macedónio permitisse que a sua soldadesca eufórica incendiasse a mais bela das cidades quase nas margens do Tigre, erguendo as suas majestosas colunas sobre a vastidão das terras milenares que presenciaram o nascimento da escrita. A doçura do cravo traz-me de novo até às paredes seculares da matriz, tenta agarrar-me para que o pensamento não voe, mas o canto ergue-se triunfante e num momento de serenidade, a flauta aflora ainda, trepando de asas abertas sobre a vida e de novo estou entre o pó das recordações, da devastação que conduziu à derrota o império persa, que viu desaparecer essa guarnição pretoriana dos imortais. A gloriosa caminhada do general que fundou alexandria aparece manchada nessa noite de dionisíaca tempestade e nem a princesa que os seus braços arrebataram foi capaz de lhe restituir a razão que nessa tarde crepuscular haveria de ver as chamas subirem aos céus perante a ira dos deuses. Num dobrar de cânticos, numa mistura de sons, a história confunde-se e a mais bela das egípcias rainhas surge nessa escuridão iluminada pelas chamas. Porque regressará, nefertiti a tão devastadora noite? Certamente procura com a sua beleza afastar a irracionalidade humana, mas tudo é inútil perante a tragédia. Amanhece sobre as terras ainda férteis da mesopotâmia, o vento, também ele cansado pela violência dos homens arrasta a terra em poeira envolvendo as colunas de um passado que parece teimar em viver. Os sons do violino parecem chamar-me para esse drama que sempre olhamos tristes quando nos debruçamos sobre o pretérito. Há uma mistura de grandeza e tragédia na passagem do poder pelo espaço terreno e nem os deuses, os antigos e os novos parecem possuir forças pala aplacar essa miséria cobiçosa que transportamos no ventre guloso da riqueza. A cidade dos persas jaz entre os destroços dos seus palácios e apenas posso contemplar o que foi na esperança de que o que vier a ser não tenha este fim. Mistura-se agora a flauta e o canto com o violino tangendo triste e vagaroso. Regresso às pedras unidas e firmes desta igreja, deixo-me embrulhar pela ordem das paredes, pela perfeição das formas, pela aparência geométrica, mas ainda assim o pensamento escapa-se de mim, embrulhado na leveza desta música, procurando no passado longínquo o que resta da beleza humana.
        

1 comentário:

Anónimo disse...

Texto muito belo, onde está a amargura da guerra com as tropas perfiladas para o desastre que aí vem

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