StatCounter

View My Stats

01/11/20

ENGELS NO CG DA INTERNACIONAL

Manuel Joaquim


Ainda sobre Friedrich Engels, no passado dia 22 de Outubro, a Universidade Popular do Porto, realizou uma conferência, presencial e por videoconferência, para assinalar os 200 anos do seu nascimento, apresentada pelo Professor de História, Guilhermino Monteiro.

A conferência teve umas boas dezenas de presenças, muito atentas às palavras do orador, que abordou a vida e a obra de Engels, a sua juventude, os seus escritos e a sua intervenção na sociedade.

A UPP editou uma brochura de autoria do conferencista, com 43 páginas, com o título “Engels no Conselho Geral da Internacional 1870-1871 – A acção do Conselho Geral da A.I.T. durante a guerra franco-alemã e a Comuna de Paris”. 

Essa brochura transcreve de duas cartas de Engels a dois amigos, referências a “Os Lusíadas e onde considera que os Portugueses são uma nação muito respeitável”. 

É também referido na brochura, um artigo publicado por Engels na “Nova Gazeta Renana, onde descreve acontecimentos ocorridos em Portugal: … foram enviados para a Grécia bandos de mercenários para conservarem o querido Otão no seu trono de opereta, e até para Portugal foram polícias alemães. Com esta referência a Portugal, Engels tem em vista o período de restauração do absolutismo, por D. Miguel, a partir de 1828.”.

São interessantes estas referências a Portugal, porque o mundo estava e está atento ao que cá se passa. Todo o século XIX está cheio de acontecimentos políticos importantes. O tempo que antecedeu a instauração da República foi um tempo de grandes lutas políticas e sociais. Aqui, na cidade do Porto, constituíram-se grandes associações que ainda hoje existem, resultantes dessas lutas. Há referências à passagem pela cidade do Porto do genro de Marx, Paul Lafargue, e de Lenine.

A Brochura está disponível no Facebook da Universidade Popular do Porto.





Sem comentários:

View My Stats